
A GENIUNS CONTABILIDADE vem a público informar que, em decorrência da publicação do decreto municipal 18.861 de 16 de março de 2021, as atividades de contabilidade e assessoramento desenvolvidas pelo nosso escritório contábil foram proibidas.
A classe contábil responsável pela elaboração das folhas de pagamentos da quase totalidade de empresas de pequeno porte e das microempresas, que respondem por 52% dos empregos formais (fonte SEBRAE) equivalente a mais de 86 mil pessoas (fonte IBGE), e de boa parte das médias e grandes empresas de nosso município, poderão ficar sem ser elaboradas em tempo hábil, e os funcionários sem receber o seu salário, ou auxílios diversos, como vales alimentação. O mesmo quanto a gerar e recolher impostos.
Mesmo submetendo-nos a todas as medidas sanitárias determinadas pelo poder público municipal e tendo a Legislação Federal (Decreto nº 10.282/2020) e Estadual (Decreto n.º 64.881/2020) determinando que as atividades acessórias (contabilidade) às “atividades essenciais” (farmácias, hospitais, fábricas, transportadoras, clínicas de repouso, mercearias, mercados, etc.) também são essenciais, o executivo municipal entendeu que a atividade de contabilidade não pode ser executada.
Nós entendemos que todas as atividades são essenciais para quem se formalizou dentro das leis vigentes, de forma honesta para levar seu sustento operacional e desenvolver sua vida empresarial e familiar, não somente tais atividades mencionadas como essenciais neste Decreto.
Fica aqui a nossa indignação e tristeza de nos ter sido tirada a oportunidade de sermos parte da solução, ajudando as empresas de forma geral a manter o funcionamento de nossa cidade e a atender os cidadãos, empregados e empregadores.
A GENIUNS CONTABILIDADE e seus associados continuarão sempre a obedecer a lei, mesmo impedidos por este Decreto Municipal e falta de compreensão do Comitê Municipal de Saúde, queremos tranquilizarmos que vamos empenhar ao máximo para honrar nossos compromissos com todos nossos clientes, auxiliando a enfrentarem a pandemia com orientações específicas, folhas de pagamentos elaboradas e impostos apurados para investimentos na área de saúde neste momento caótico.
André Lucas – Bacharel em Ciências Contábeis
Alexandre Curtolo – Técnico em Contabilidade e RH